Nesta quarta-feira, 28, ocorre a conclusão do desligamento do sinal analógico de televisão em Florianópolis e mais seis municípios de Santa Catarina – Antônio Carlos, Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes, São José e São Pedro de Alcântara. A implantação do sinal digital de TV nesta região cobrirá uma população de quase 1 milhão de pessoas.

O switch-off  nos municípios de Santa Catarina teve início no dia 31 de janeiro e ocorreu de forma gradativa, cumprindo uma determinação do Gired, grupo responsável pela implantação da TV digital no Brasil. É que na véspera da data prevista para desligar o sinal analógico, uma pesquisa realizada nas sete cidades constatou que 89% das residências estavam prontas para receber o sinal digital, o que inviabilizou o desligamento imediato.

Segundo informações Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), até agora já foram distribuídos 77% dos conversores de TV digital para famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal daquela região. Dos 51 mil kits previstos, já foram entregues 39,5 mil equipamentos. A distribuição continuará até 29 de março.