O Google apresentou o primeiro lançamento beta de sua plataforma de estruturação de interface de usuário (User Interface ou UI, em inglês) móvel, a Flutter. A solução funciona para a rápida criação de interfaces nativas para dispositivos iOS e Android. A ideia do Google é que esta ferramenta seja usada por desenvolvedores novos e experientes.

Entre as funcionalidades da Flutter destacam-se o Hot Reload, um painel para testar, alterar e corrigir códigos com mais agilidade; uma vasta biblioteca de designs com widgets, APIs rich motion; framework atualizado que permite trabalhar com APIs de animação, gestos e efeitos; reuso de linhas de código existentes e acesso às funções nativas e SDKs do iOS e Android; além de uma série de ferramentas para construir, melhorar e lançar apps.

O Flutter existia em modo alpha, mas, a companhia norte-americana aproveitou a semana do Mobile World Congress para lançar seu beta. A plataforma tem versões em inglês para Windows, MacOS e Linux. Nota-se que o Google também lançou uma versão do Flutter em chinês por estar de olho no mercado de desenvolvedores daquele país.