Nesta quarta-feira o presidente da Anatel Juarez Quadros visitou a cidade de São José do Rio Preto (SP) para anunciar o desligamento do sinal analógico e entregar o kit de TV, com conversor e antena, de número 38 mil. Os moradores têm um mês para adquirir o kit e fazer a migração para o sinal digital, já que o desligamento total do sinal analógico irá acontecer no dia 28 de março.

Ainda serão entregues outros 10 mil kits na cidade para aqueles inscritos nos programas sociais do governo. Ele ressaltou que falta ainda entregar outros 10 mil kits na cidade. No restante do estado de São Paulo, o sinal será desligado no fim do ano. Quadros lembrou que o trabalho para a implantação da TV digital começou em 2014.

A faixa de 700 MHz usada hoje pela radiodifusão passará a ser utilizada para melhorar a qualidade de serviço de banda larga.

Grupos de estudo da UIT

A Anatel também anunciou nesta quarta-feira, 28, que o Conselho da União Internacional das Telecomunicações (UIT) aprovou projeto piloto que permite a participação de pequenas e micro empresas nas Comissões de Estudo de normalização de telecomunicações (UIT-T) e desenvolvimento das telecomunicações (UIT-D). O projeto é experimental deve acontecer até novembro deste ano.
Interessados devem se encaixar nos critérios nacionais de definição de micro e pequenas empresas e devem cumprir

critérios definidos na Lei Geral de micro e pequenas empresas ou do Mercosul. Interessados devem se dirigir à Assessoria Internacional da Anatel, pelo e-mail [email protected].