Em outubro do ano passado, Mobile Time publicou que a Oi e o Banco do Brasil estavam desenvolvendo uma cartão de débito pré-pago para uso através do celular, com base na plataforma da Paggo e na rede de adquirência da Cielo. O produto agora se encontra em fase final de testes e seu lançamento deve acontecer em breve, segundo o diretor de serviços financeiros móveis da Oi, Gabriel Ferreira. O público alvo da operadora são os seus assinantes que não possuem conta bancária, estimados em 15 milhões de pessoas.

No entender de Ferreira, não há necessidade de alteração na regulamentação financeira para o lançamento desse serviço. "O celular é apenas o canal, o meio. A entidade legal de emissão do cartão será o Banco do Brasil. É ele também quem fará a custódia do dinheiro e o controle de fraude", explica o executivo.

O cliente poderá depositar e sacar dinheiro de sua conta pré-paga virtual em qualquer agência ou correspondente bancário do Bando do Brasil. Através do celular, será possível realizar compras em estabelecimentos comerciais que tenham máquinas de POS da Cielo. São 1,8 milhão de terminais por todo o Brasil, dos quais 1,2 milhão já foram adaptados tecnicamente para essas transações. Paralelamente, os estabelecimentos comerciais estão passando por um treinamento para essa forma de pagamento. O processo todo deve ser concluído em 100% da rede da Cielo no terceiro trimestre.

Os portadores do cartão não precisarão ter smartphones, pois a solução da Paggo funciona com base em mensagens de texto que abrem automaticamente na tela de qualquer telefone móvel. Basta fornecer o número telefônico para o lojista, que dispara uma mensagem de cobrança pela máquina da Cielo. Para efetivar a compra, o consumidor precisará digitar sua senha do cartão com o teclado do celular, em resposta à mensagem recebida.

O serviço da Oi também permitirá a transferência de valores via celular entre portadores do cartão. Será o primeiro serviço do gênero lançado por uma operadora móvel brasileira. Transferências financeiras entre usuários (P2P) de telefonia celular são comuns na África e na Ásia, mas ainda não na América Latina.

Essa não é a primeira parceria entre Banco do Brasil e Oi. Em setembro do ano passado, as empresas lançaram um cartão de crédito co-branded. E vale lembrar que Oi e Cielo são sócias na Paggo.

Tela Viva Móvel

Na 11ª edição do Tela Viva Móvel, marcada para os dias 16 e 17 de maio, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, haverá um painel dedicado ao mercado de m-payment e m-commerce, intitulado "M-walllet: o celular como instrumento para compras e transferências financeiras". Nele, Ferreira está confirmado como palestrante, representando a Oi. No mesmo painel haverá um debate, para o qual estão confirmadas as participações de Helisson Lemos, vice-presidente e country manager para o Brasil do MercadoLivre; Omarson Costa, diretor de desenvolvimento de negócios para América Latina da Mobile Payment Solutions; e Ronaldo Bueno, diretor de marketing da Netshoes. Para inscrições e maiores informações, acesse o site do evento.