No começo do mês de março, tive a oportunidade de conversar com o pessoal da ClickWings. Eles estão trazendo para o Brasil sua ferramenta de navegação grátis, o aplicativo Navega Grátis (Android). A ferramenta permite que o usuário ganhe megabytes para acessar à web como recompensa em troca de interação com o app.

O Navega Grátis funciona apenas com telefones móveis da Oi, Vivo e Claro. Seu app é basicamente um navegador, com ferramentas para navegação e interação com marcas, como assistir a um vídeo, responder uma pesquisa ou navegar em uma página de uma empresa.

Cadastro

Após validar sua linha com o link recebido via SMS, a pessoa preenche os seus dados pessoais, e, de partida, ganha 10 MB pelo cadastro. Algo que pode ser extremamente importante para momentos em que a franquia de Internet termina. A partir do momento em que o usuário abre o app browser, ele não consome mais dados, pois é transferido para um ambiente interno da plataforma.

Uso ativo

Com o preenchimento feito, o usuário pode, então, interagir com o aplicativo para ganhar mais megabytes para navegação. Esses MBs são dados como cupons, com data de validade. É possível, inclusive, ver até quando se pode gastar os dados recebidos por meio da seção “Cupons Ativos”.

Outras funções que o internauta pode ver pelo app, sem gastar franquia, são: o histórico de cupons, histórico de notificações, dados de sua conta e tirar dúvidas.

A opção “Ganhar Megas” faz interação entre marcas e usuários e não consome dados. O app não permite o uso dos cupons recebidos quando a pessoa está conectada a um Wi-Fi, apenas quando está ligada a uma rede móvel.

Resumo

O app ainda está em modelo beta, mas pode ser usado livremente por qualquer usuário das três operadoras. Precisa de melhorias, como levar o usuário da tela de preenchimento de dados à seção “Ganhar Megas” quando termina o cadastro. Mas são detalhes pouco relevantes em relação ao potencial da plataforma e à ajuda que ela pode trazer aos consumidores com pouca franquia.