O Governo Federal pretende financiar o desenvolvimento de cerca de 45 apps nacionais de utilidade pública e/ou jogos eletrônicos sérios (geralmente ligados a temas como saúde e educação) para dispositivos móveis. O edital será publicado ainda este ano e está sendo elaborado pelo Ministério das Comunicações. A novidade foi anunciada pelo secretário-executivo substituto do ministério, James Görgen, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira, 28, em Brasília.

Esta será mais uma iniciativa do governo com o objetivo de incentivar a indústria brasileira de desenvolvimento de apps móveis, complementando a Lei do Bem, que exige que fabricantes de smartphones desonerados recomendem títulos nacionais dentro dos telefones.

O governo federal enxerga um desequilíbrio do País no mercado de games. Embora o Brasil seja o quarto maior consumidor de jogos eletrônicos, a produção local ainda é muito pequena. Um levantamento feito pela USP sob encomenda do BNDES identificou apenas 133 desenvolvedores de pequeno e médio porte em atividade no País.