Visando o mercado de corretores de seguros, a empresa brasileira M2Sys desenvolveu um aplicativo especializado para o setor que permite capturar documentos e assinaturas pela câmera do smartphone, além de preencher formulários e autenticar e processar toda a operação. De acordo com a desenvolvedora, a solução, parte do pacote de serviços Periplus, responde a todas as normas estipuladas pela Superintendência dos Seguros Privados (Susep) para a autorização do contrato de emissão de apólice, além de ser compatível com a resolução 4476 do Banco Central, que estabelece normas de validade para a digitalização e guarda de documentos com finalidade financeira.

A câmera do aparelho pode ser usada não apenas como scanner, mas também para fotografar o segurado e os bens, no caso de um seguro de bens materiais. A própria solução realiza uma checagem primária dos documentos através de uma tecnologia que reconhece caracteres (OCR, na sigla em inglês) e analisa parâmetros de checagem como contraste de cores, posição das informações na peça física, padrões gráficos de documentos e codificações digitais presentes nas cédulas. Funciona como os apps de bancos, que permitem o depósito de cheques por meio de fotos.

Conforme revelou a este noticiário, a M2Sys oferece o app como parte do pacote corporativo Periplus, que inclui ainda o processamento das operações. Ou seja, apenas a seguradora, banco ou corretor que aderir ao serviço contará com a solução. A companhia tem uma corretora como cliente, que utiliza o aplicativo em uma base de mais de 300 profissionais.  A ideia é poder não apenas digitalizar o processo de vendas, agilizando o marketing e a logística, mas aumentando a rastreabilidade de processos e a consistência dos dados declarados.