Os bancos são o setor que mais utiliza o SMS como canal de comunicação com seus clientes, dentre 12 avaliados em uma pesquisa realizada pelo MEF com 6 mil pessoas de nove mercados emergentes e desenvolvidos (África do Sul, Alemanha, Brasil, China, EUA, França, Índia, Nigéria e Reino Unido). 33% dos entrevistados disseram que receberam algum SMS do seu banco nos últimos 12 meses.

Em segundo lugar ficaram mensagens promocionais para a venda de produtos: 26% receberam algum SMS com essa finalidade nos últimos 12 meses. Os demais segmentos ou tipos de mensagens na pesquisa e suas respectivas proporções foram as seguintes: provedores de Internet (24%); varejistas informando sobre status de entrega de um produto comprado (23%); escolas e universidades (17%); confirmações de reservas de mesa ou hotel (16%); hospitais, clínicas de saúde e médicos (15%); clubes (11%); companhias aéreas (11%); utilities (10%); o próprio empregador, independentemente do setor (15%).

Apps

A pesquisa revela que o mercado corporativo prefere se comunicar por SMS, em razão de ser um canal universal, acessível de qualquer telefone celular. Enquanto 76% das pessoas disseram que receberam um SMS enviado por alguma empresa nos últimos 12 meses, 65% responderam ter recebido alguma mensagem por app de empresas no mesmo período. No caso dos apps, a liderança também está com os bancos (22%), seguidos pelos provedores de Internet (17%) e por varejistas informando sobre entrega de produtos (16%).