O Instagram lançou uma versão mais leve de seu app, o Instagram Lite (Android). Anunciado primeiro pelo TechCrunch nesta quinta-feira, 28, o app consome apenas 573 Kb de espaço do handset, mas funciona apenas com smartphones Android Lollipop (5.0). Para efeito de comparação, o Instagram, no Android, utiliza 32 MB do armazenamento interno do celular, e no iOS, 82,9 MB.

No entanto, o app foi lançado inicialmente apenas para os Estados Unidos, não está liberado e não tem previsão de lançamento em outros países.

Com esta versão, os usuários podem postar fotos (singular ou múltiplas), assistir às mensagens efêmeras do Stories e descobrir novas imagens, vídeos e Stories. Em breve, a empresa pretende adicionar troca de mensagens e vídeos entre amigos.

O Instagram não é a única marca a criar um app leve. Twitter, Facebook, Messenger e Uber já têm à disposição suas versões que utilizam menos espaços nos smartphones. Em geral, esses apps se destinam a mercados emergentes, onde há muitos smartphones Android baratos e com pouca memória, assim como menor cobertura 3G e 4G.