Até o final de 2015, quem se hospedar em qualquer um dos hotéis do grupo Hilton nos EUA poderá usar seu smartphone Android ou iOS como chave para entrar no quarto. A novidade fará parte de uma futura atualização do aplicativo do programa de fidelidade Hilton HHonors e usará tecnologia proprietária desenvolvida pelo grupo. A substituição da chave pelo smartphone será levada aos demais hotéis da rede ao redor do mundo até o final de 2016.

A tecnologia adotada para viabilizar a funcionalidade não foi detalhada. No comunicado à imprensa, o CEO do Hilton, Christopher Nassetta, disse apenas: "Passamos os últimos anos testando diferentes opções para tornar isso uma realidade. Desenvolvemos uma tecnologia proprietária que é segura e confiável para o uso dos nossos hóspedes e, ao mesmo tempo, barata para a implementação pelos nossos hotéis."

O uso de smartphones como chaves não é a única novidade com tecnologia móvel anunciada pelo grupo nesta segunda-feira, 28. Outra delas é a possibilidade de realizar o check-in pelo celular, escolhendo o seu quarto previamente em um mapa digital com a planta do hotel, assim como requisitar amenidades específicas que estarão prontas quando da sua chegada. O check-in móvel será disponibilizado até o fim deste ano em 650 mil quartos de 4 mil hotéis pertencentes a 11 marcas do grupo espalhados por mais de 80 países.

Por fim, o check-out digital, com o envio da conta por email, poderá ser solicitado pelo smartphone do hóspede no mundo inteiro até o fim de 2016, evitando a fila na saída do hotel.