O forte aumento de suas receitas com publicidade online, principalmente em dispositivos móveis, fez com que o lucro líquido do Google registrasse crescimento de 24%, para US$ 4,87 bilhões, no segundo trimestre deste ano, ante US$ 3,93 bilhões em igual período do ano passado. A receita, proveniente quase que inteiramente do seu serviço de publicidade, aumentou 21%, para US$ 21,5 bilhões no período, contra US$ 17,7 bilhões de um ano atrás. Excluindo os pagamentos a parceiros de publicidade, a receita ficou em US$ 17,5 bilhões.

De acordo com analistas, o Google manteve esse crescimento, em parte, porque tem sido capaz de conquistar anunciantes e usuários que cada vez mais têm se voltado para dispositivos móveis. Além disso, o seu sistema para smartphones Android, instalado em mais de 1 bilhão de dispositivos, torna a sua ferramenta de buscas e outros serviços grandes vitrines para exibição de anúncios e fontes de receita.

Hoje, mais da metade das buscas no Google são feitas por meio de dispositivos móveis, e alguns analistas estimam que mais de metade de sua receita total já seja proveniente de serviços e anúncios exibidos em celulares e tablets. Os gastos dos anunciantes com publicidade móvel aumentaram 63% no segundo trimestre na comparação com igual período do ano passado, enquanto que os investimentos em anúncios em resultados de buscas cresceram apenas 10% no período, de acordo com a empresa de marketing em tecnologia Kenshoo.