Nem todo mundo sabe, mas para acessar as redes 4G não basta ter um telefone compatível com essa tecnologia: é preciso ter um SIMcard apropriado. Atualmente, uma parcela significativa dos usuários brasileiros com smartphones 4G não consegue navegar nessa rede porque ainda usa SIMcard antigo, capaz de se conectar somente nas redes 2G e 3G. No caso específico da TIM, a operadora informa que apenas 37% dos seus assinantes com smartphones 4G possuem o chip apropriado.

Para reverter esse problema e estimular o crescimento do uso da rede 4G, a TIM decidiu bancar a troca do chip para seus usuários. Até o dia 30 de setembro, qualquer assinante da operadora, independentemente do plano, pode trocar de graça seu SIMcard velho por um compatível com 4G em uma loja da TIM. A ação vale inclusive para assinantes que ainda não possuem aparelhos 4G. As lojas que efetuam a troca são aquelas localizadas nas 71 cidades onde a empresa possui rede 4G.

Análise

Há várias razões para uma operadora estimular a migração de seus usuários para o 4G. Uma delas é que a tecnologia da rede utiliza de maneira mais eficiente o espectro, em comparação com o 3G ou o 2G. Desta forma, o custo por Megabyte é menor para a operadora. Além disso, quanto mais gente migrar para o 4G, vai sobrar mais frequência nas faixas usadas pelo 2G e 3G. Essas sobras podem ser reaproveitadas pelas operadoras para trafegar em 4G. Esse reaproveitamento de frequências é chamado de "refarming" pelos técnicos do setor de telecom. E se um dia as teles puderem desligar completamente suas redes 2G, elas terão também uma significativa economia em custos de manutenção e operação, mas isso ainda é um futuro distante no Brasil.