Antes de sair de casa para jantar fora ou beber um chopp com os amigos, seria ótimo saber se o local escolhido está cheio ou vazio, pois isso pode nos encorajar, ou, ao contrário, nos fazer mudar de ideia. Pensando nisso, uma start-up carioca criou o Rio ao Vivo, um site e app (Android, iOS) que exibem câmeras ao vivo de pontos de lazer e turismo da capital fluminense. Lançado há cerca de um ano e meio, o app acumula mais de 150 mil downloads e tem em sua lista cerca de 30 locais, dentre os quais: o Trem do Corcovado, o Saara, os hotéis Sol Ipanema e Golden Tulip, o Shopping da Gávea e os restaurantes Rio Scenarium, Braseiro da Gávea e Terra Brasilis. O app respponde por 75% do tráfego da plataforma. O restante provém do site na web.

Com a intenção de expandir para outras cidades, o projeto está sendo reformulado e vai trocar de nome, passando a se chamar Vizubox. A meta de seus criadores é, dentro de dois anos, estar presente em 10 capitais brasileiras e 3 mil estabelecimentos comerciais. E até o meio do ano que vem esperam ter acumulado mais de 1 milhão de downloads.

A utilização do app é gratuita para o usuário final. A monetização vem por meio de uma mensalidade paga pelos lojistas para terem as imagens ao vivo de seus estabelecimentos transmitidas dentro do app. Há uma página para cada um. Nela, além do streaming de vídeo, são exibidas outras informações e contatos do local. Há também o botão "partiu", para o usuário final apertar, indicando que está disposto a ir até aquele ponto. São gerados relatórios mensais para cada cliente, com a quantidade de visualizações e de cliques em suas páginas. A câmera e a conexão à Internet para a transmissão das imagens ficam por conta do lojista. É requerido pelo menos 1 Mbps de velocidade de upload.

A empresa pretende no futuro incluir a opção de os lojistas criarem promoções para seus consumidores dentro do app. Também será testada uma solução com beacons, para a identificação dos consumidores quando estes chegarem ao local – desta forma, será possível comprovar quantas pessoas que abriram a câmera efetivamente foram até o ponto.

Além de atrair consumidores, a adoção da solução melhora o posicionamento dos clientes na busca dentro do Google. Em apenas três meses, o hotel Golden Tulip, por exemplo, saltou da 50ª para a terceira posição quando se busca por "Copacabana".

Startup Rio

A Vizubox faz parte da primeira turma do Startup Rio, programa de pré-aceleração criado pelo governo do estado do Rio de Janeiro que selecionou 50 ideias de start-ups de tecnologia e distribuiu R$ 100 mil para cada uma, além de oferecer espaço para co-working, capacitação e treinamento, sob a coordenação da aceleradora Outsource Brazil. O ciclo da primeira turma termina ao fim do ano. MOBILE TIME vem publicando uma série de matérias com alguns dos projetos que fazem parte da primeira turma e que estão relacionados a mobilidade.

O edital para a seleção da segunda turma do Startup Rio está no ar no site da Faperj.