Bots28/08/2017 às 10h59

Bot gera aumento de 1.300% em pedidos de ajuda ao A.A.

Fernando Paiva

Um robô no Messenger está ajudando jovens e adolescentes a enfrentar o alcoolismo. Trata-se do  chatbot Amigo Anônimo, criado pelo grupo Alcóolicos Anônimos (A.A.) usando a plataforma Chatclub, da Movile. O robô apresenta ao visitante histórias verídicas contadas por participantes do A.A. e convida o internauta a relatar a sua experiência também, tendo a sua identidade preservada, obviamente. Além disso, transmite instruções em um passo a passo para a pessoa enfrentar o problema. Também indica os locais mais próximos de encontros de grupos do A.A.

Lançado seis meses atrás, o bot Amigo Anônimo gerou um incremento de 1.300% na quantidade de pedidos de ajuda por email no A.A. Somente na primeira semana de operação, mais de 100 mil pessoas conversaram com o robô no Messenger. A página Amigo Anônimo é curtida por mais de 36 mil pessoas.

"Infelizmente os jovens estão bebendo cada vez mais cedo e muito mais. Se o alcoolismo está cada vez mais próximo dos adolescentes, a ajuda também precisa estar”, comenta Marcelo Gobbi, diretor da Movile, responsável pela plataforma de construção do bot. “Com base em 34 horas de depoimentos, conseguimos construir um bot com uma conversa dinâmica e linguajar jovial e humanizado”, avalia.

Chatclub

A plataforma Chatclub já foi usada para a construção de bots de mais de 2 mil páginas do Facebook. O Chatclub soma hoje mais de 3,5 milhões de usuários e registra um tráfego mensal de 350 milhões de mensagens.