A Blackberry anunciou que não vai mais fabricar smartphones. A partir de agora, vai se dedicar 100% ao desenvolvimento de softwares e serviços. A decisão já era aguardada há algum tempo pelo mercado. Foram vários os sinais nesse sentido transmitidos pela empresa nos últimos anos, dentre os quais: expansão para Android e iOS de suas plataformas móveis, como o BBM; opção pelo Android no lugar do Blackberry OS na fabricação de seus últimos modelos de smartphone; e compra da Good Technologies.

A decisão não significa que nunca mais veremos smartphones Blackberry à venda por aí. Na verdade, a empresa canadense vai licenciar o uso da marca para terceiros. E o primeiro contrato já foi fechado: uma empresa da Indonésia chamada BB Merah Putih vai produzir aparelhos Blackberry. A Indonésia é hoje o maior mercado para a Blackberry em smartphones no mundo.

A atuação da Blackberry em software incluir serviços de gerenciamento de mobilidade corporativa (EMM, na sigla em inglês), serviços de segurança móvel e soluções de Internet das Coisas, incluindo softwares para carros conectados.

Em seu balanço trimestral mais recente, a Blackberry registrou receita de US$ 156 milhões com softwares e serviços, o que representou um crescimento anual de 111%. O lucro operacional da área foi de US$ 16 milhões.