A Justiça Eleitoral disponibilizou para as eleições deste ano um aplicativo para o acompanhamento em tempo real da apuração dos votos. Em vez de ficar de frente para a tela do computador com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aberto e clicando em “refresh” a cada cinco minutos, o eleitor poderá acompanhar os resultados fora de casa, onde bem entender, seja para comemorar a vitória ou lamentar a derrota do seu candidato, diretamente na tela do seu celular. O aplicativo se chama Resultados (Android, iOS).

Dentro do app, o usuário seleciona o município que deseja acompanhar, assim como a eleição para prefeito ou vereador. Dá para marcar também candidatos favoritos para monitorá-los separadamente. O app informa o total de seções eleitorais em cada cidade; o percentual de seções apuradas; o total de eleitores por cidade; o percentual de votos apurados; índices de comparecimento e de abstenção; e também percentuais de votos válidos, brancos, nulos e anulados (quando por alguma irregularidade a Justiça Eleitoral anula o voto).

Uma dica importante: dá para ver pelo aplicativo os candidatos que, por enquanto, estão com suas candidaturas suspensas pela Justiça Eleitoral. São políticos que, por conta de algum problema de ordem jurídica, podem não ter seus votos validados, mas que seguem concorrendo, pois ainda há chance de reversão através de recurso judicial. Os nomes desses políticos aparecem marcados com um ponto de exclamação azul ao lado.

A apuração começará às 17h (horário de Brasília), logo após o fechamento das urnas, no dia 2 de outubro.