A tecnologia de comunicação de dados por modulação sonora desenvolvida pela brasileira NearBytes será aplicada no segmento de automação de estacionamentos. A Embratecc, uma empresa também brasileira especializada nesse ramo, desenvolveu uma cancela que é aberta pelo celular do motorista, usando a tecnologia da NearBytes. Basta aproximar o aparelho da cancela e apertar um botão em um aplicativo para emitir um som que identifica o carro e libera a sua passagem. Um vídeo no YouTube demonstra o funcionamento do equipamento.

A solução promete gerar economia para as empresas de estacionamento, além de comodidade para o cliente, já que dificilmente perde ou esquece seu smartphone, ao contrário dos tíquetes de estacionamento. "As possibilidades a partir daí são muitas, desde entrada em prédios, condomínios e shoppings até pedágios", comenta Carlos Estigarribia, um dos sócio-fundadores da NearBytes.

A novidade está sendo apresentada na feira Expo Parking 2014, que acontece esta semana, entre 28 e 30 de outubro, em São Paulo.