Apps29/03/2017 às 19h18

BlaBlaCar

Henrique Medeiros

O BlaBlaCar (Android, iOS) funciona como um intermediário entre passageiro e motoristas em rotas de viagens intermunicipais, com o carona pagando ao condutor um custo bem mais baixo que passagens de ônibus, por exemplo.

Em 2016, o app teve bastante pedidos em rotas como São Paulo-Campinas; São Paulo-Rio de Janeiro; Florianópolis-Porto Alegre; Belo Horizonte-São Paulo; e Florianópolis-São Paulo. O interessante do app é o fato de o passageiro pagar em dinheiro ao motorista, sem intermediação do BlaBlaCar, algo raro de ver hoje em dia quando a maioria dos desenvolvedores de apps coloca de cara a opção de pagamento in-app para lucrar.

A empresa disse ao MOBILE TIME em maio 2016 que pretende adotar o pagamento com cartão dentro do aplicativo em breve e que cobrará entre 10% e 15% do carona, mas ainda não o fez. Melhor para o condutor que não perde uma parcela do valor e consegue dividir uma carona para seu destino final.

Descobri recentemente em uma corrida de Uber que os motoristas do aplicativo usam o BlaBlaCar para voltar de corridas na mudança de cidades. Por exemplo, eles dizem que fazem São Paulo-Guarujá com Uber, mas usam o BlaBlaCar para voltar.

Ou seja, as possibilidades de crescimento do app são infinitas. Uma vez que pode ser usado como alternativa mais barata ante outros apps de carona. E é muito mais seguro que os apps de corridas nas cidades, uma vez que pede confirmação de documento digitalizado (RG ou CNH, por exemplo).

Sistema operacional: Android e iOS

Preço: Gratuito