Os correntistas do Banco do Brasil agora podem deixar o cartão bancário em casa e levar no bolso apenas o celular quando quiserem realizar um saque em um caixa eletrônico. A empresa acaba de atualizar a sua rede de caixas eletrônicos e o seu aplicativo móvel para Android para viabilizar o que chama de "saque móvel".

O "saque móvel" consiste no uso do aplicativo para realizar um saque, sem a necessidade do cartão de plástico. A opção agora aparece na página de entrada do aplicativo. Ao clicar nela, o correntista informa quanto deseja sacar. É preciso digitar sua senha eletrônica de oito dígitos e depois sua senha de transações, de seis dígitos. A intenção do saque pode ser informada de qualquer lugar, mesmo distante do banco, pois fica guardada dentro do aplicativo. Depois, basta se dirigir a qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil e escolher a opção "saque móvel", que também aparece logo na primeira tela de todos os terminais. O caixa eletrônico apresentará então um QRcode na tela, que deve ser fotografado usando o smartphone do usuário, através do app bancário. Assim, o sistema vai reconhecer o usuário e liberar a quantia agendada. Na tela do caixa aparece o número da agência e da conta à qual se refere aquele saque.

NFC

Outra novidade no app do Banco do Brasil para Android é a opção de transferência por NFC entre devices. Ela agora também aparece na tela inicial, tal como o "saque móvel". Porém, na verdade, o que o aplicativo faz não é exatamente a transação financeira em si, mas a troca dos números de agência e conta corrente entre os devices, mantendo os dados guardados na memória, o que facilita uma futura transferência para aquela pessoa.