A Apple está remodelando o seu aplicativo de Mapas (iOS). De acordo com reportagem do Tech Crunch, a companhia pretende lançar versão do app mais robusta nos Estados Unidos para o ano que vem. Para atingir esse objetivo, a empresa está usando todas as informações coletadas de duas fontes próprias: vans com sensores que estão circulando nos Estados Unidos há anos e os iPhones.

O líder de serviço da Apple, Eddy Cue, explicou à publicação que os dados de trânsito serão coletados dos usuários, porém são anônimos e repartidos para manter a privacidade dos usuários intacta. Com a mudança, a empresa vai parar de usar dados de trânsito de terceiros, como a TomTom.

Cue explicou ainda que a cartografia digital do Mapas também sofrerá alterações para ser mais fidedigna à realidade do usuário. Com os dados coletados, as áreas do mapa ganham mais detalhes. Por exemplo, uma floresta que antes aparecia em branco, agora surge em verde.

Embora a Apple tenha como meta entregar a solução completa em 2019, uma versão do novo app deve chegar nas próximas semanas com o iOS 12 beta, porém apenas para usuários da região da Baía de São Francisco. Ainda neste ano, a empresa pretende expandir para o norte da Califórnia.