O Ministério da Saúde e a equipe do aplicativo da rede social para pessoas do mesmo sexo Hornet (Android e iOS) apresentaram uma parceria nesta sexta-feira, 29, com intuito de promover ações de prevenção ao vírus HIV/AIDS através de aplicativo.

Chamado de Close Certo, o programa possui ainda apoio da UNESCO e da UNAIDS. A campanha serve para informar às populações mais jovens sobre formas de precaução, diagnóstico, acesso à PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e formas de tratamento por meio da rede social que possui mais de 1 milhão de usuários no Brasil.

Essa ação ocorrerá entre os dias 1º de agosto a 18 de setembro, durante o período dos jogos olímpicos no Brasil. Inicialmente será promovida por meio de quatro mensagens que os desenvolvedores do Hornet enviarão aos usuários avisando sobre a ativação da campanha.

Além disso, 18 promotores de saúde, três tutores do Ministério da Saúde e 15 colaboradores usuários da rede, que terão seus perfis sinalizados com o símbolo do laço azul (Blue Ribbon) e da marca Close Certo, vão se engajar com usuários da rede social. O grupo foi treinado no curso de formação de jovens lideranças do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde em parceria com agência da ONU. Através das aulas, constante interação e materiais informativos, eles darão apoio para a população homoafetiva sobre prevenção à doença.

Vale frisar que a epidemia de HIV vem crescendo na população jovem mundial. A UNAIDS e a publicação HIV Lancet divulgaram neste mês que a proliferação da doença passou de 9,5 casos para 13,4 casos por 100 mil habitantes na faixa etária entre 15 e 24 anos. Os documentos mostram ainda que a taxa de detecção na população geral foi de 19,7 casos por 100 mil habitantes em 2014.