O serviço de streaming de música Spotify manteve em julho a liderança no ranking de apps que mais geram receita somando a App Store e a Google Play, de acordo com a consultoria App Annie, especializada em análise de lojas de aplicativos. Em segundo lugar vem o Line, app japonês de mensageria, mas que inclui uma série de serviços pagos e de comércio móvel dentro dele.

No top 10, chama a atenção a predominância de aplicativos de conteúdo, especialmente de música e de vídeo, que costumam cobrar acesso por meio de mensalidade, o que lhes garante uma receita recorrente. Além do Spotify, figuram na lista Netflix, HBO Now, Hulu, Pandora e os chineses iQIYI e Inke. Completam o ranking o app de matchmaking Tinder e o japonês Line Manga. A App Annie ressalta o ganho de duas posições do app chinês de streaming de vídeo iQIYI, por conta da aposta em conteúdo original, e de uma posição do Netflix, que também investe em produções próprias, com destaque em julho para a série Stranger Things.

Quando analisado o ranking de receita por desenvolvedor, os resultados são diferentes. A japonesa Line, com seus 162 apps, mantém a liderança, seguida por Spotify e IAC (criadora do Tinder, mas que tem ao todo 162 títulos também). Chama a atenção a predominância de empresas norte-americanas, que somam cinco no top 10. Há ainda três chinesas (Baidu, Tencent e Meelive), uma sueca (Spotify) e uma japonesa (Line).

Top 10 apps em receita em julho (App Store + Google Play)

  App Desenvolvedor
1 Spotify Spotify
2 Line Line
3 Netflix Netflix
4 HBO Now Time Warner
5 Tinder InterActiveCorp
6 iQIYI Baidu
7 Pandora Radio Pandora
8 Inke MeeLive
9 Line Manga Line
10 Hulu Hulu

Fonte: App Annie

Top 10 desenvolvedores em receita em julho (App Store + Google Play)

  Empresa Apps Origem
1 Line 162 Japão
2 Spotify 3 Suécia
3 InterActiveCorp 162 EUA
4 Netflix 11 EUA
5 Time Warner 550 EUA
6 Baidu 276 China
7 Tencent 416 China
8 Pandora 4 EUA
9 MeeLive 2 China
10 Smule 14 EUA

Fonte: App Annie

Downloads

Em downloads não houve mudança nas cinco primeiras posições em julho: Facebook, WhatsApp Messenger, Facebook Messenger, Instagram e Snapchat, nesta ordem. A App Annie destaca o crescimento de cinco posições do Uber, que agora está na sétima colocação, graças a uma intensa campanha de aquisição de usuários na China – se analisada somente a App Store o Uber alcançou em julho a primeira posição. Também merece atenção a subida do Bitmoji, pela primeira vez entre os dez mais baixados no mundo somando as duas lojas. Seu crescimento é atribuído à compra pelo Snapchat.

Top 10 apps em downloads em julho (App Store + Google Play)

  App Desenvolvedor
1 Facebook Facebook
2 WhatsApp Messenger Facebook
3 Facebook Messenger Facebook
4 Intagram Facebook
5 Snapchat Snapchat
6 Turbo Cleaner Turboc Dev
7 Uber Uber Technologies
8 Clean Master Cheetah Mobile
9 SHAREit SHAREit
10 Bitmoji Snapchat

Fonte: App Annie