4G29/08/2017 às 18h47

Sobe para 2,3 mil o número de cidades aptas a implantar o 4G na faixa de 700 MHz

Da Redação

Mais 269 municípios entram na lista de cidades onde há viabilidade técnica para a operação do sinal do serviço de banda larga móvel 4G na faixa de 700 MHz sem necedade do desligamento do sinal analógico. Assim, a decisão do Gired (grupo de implantação da digitalização da TV aberta) eleva para 2.292 cidades aptas à utilização do 4G nesta faixa no País.

Entre as 269 cidades estão duas capitais: Vitória (ES) e São Luís (MA). Das novas cidades incluídas na lista, 196 estão aptas a iniciar a campanha de mitigação preventiva, na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital, e 73 possuem pendências a serem corrigidas para o início da mitigação.

O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término deste processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar comercialmente na faixa de 700 MHz. As pendências mais comuns para o início da mitigação são relativas a canais autorizados, mas que não estão em funcionamento.