A PagSeguro criou um aplicativo de carteira digital (Android e iOS) cujo objetivo é agilizar o pagamento de comandas em casas de show e boates, evitando filas. O app está passando por um teste-piloto na casa de shows carioca Miranda e será levado para outros estabelecimentos comerciais que trabalham com comandas em outros estados até o final do ano, revela Ricardo Dortas, diretor da PagSeguro.

Pelo app, o usuário cadastra o seu cartão de crédito, de qualquer bandeira. Quando for a um dos estabelecimentos cadastrados, poderá pagar a conta sem ter que ir até o caixa. Basta escolher o nome do estabelecimento e digitar o número da sua comanda. O app, que está integrado ao sistema de comandas do estabelecimento, informará o valor da fatura e o cliente poderá autorizar o pagamento com o cartão que cadastrou. A informação do pagamento é enviada automaticamente para o sistema do local e o cliente terá a sua saída liberada quando apresentar a comanda. "Em casas de show, existe o problema de todo mundo sair ao mesmo tempo. Com o nosso app o cliente sai sem enfrentar fila", explica Dortas.

Apple Pay

A respeito do lançamento do Apple Pay, sistema de pagamento móvel da Apple usando NFC e leitor de digital, o executivo o enxerga como uma oportunidade para que a tecnologia NFC finalmente deslanche no mundo. "A Apple dita tendências em muitas coisas. Seria ótimo se a partir de agora houvesse maior adoção do NFC dentro dos aparelhos vendidos no mercado", comenta. A PagSeguro desenvolveu uma solução de pagamento via NFC com smartphones da Nokia que vem sendo testada há algum tempo em determinados estabelecimentos comerciais parceiros em São Paulo. "Aprendemos que a principal dificuldade está na base pequena de aparelhos com NFC, o que torna complicado expandir um app que tenha essa tecnologia como base", explica.