A rede hoteleira espanhola Palladium Hotel Group, que no Brasil é a dona do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa, na Bahia, adotou pulseiras inteligentes para substituir chaves e cartões de consumação em suas unidades em Ibiza, na Espanha. O Brasil deve ser o próximo mercado a receber a novidade, mas ainda não há um prazo para isso.

A pulseira foi batizada de "smart bracelet VIB – Very Important Bracelet". Cada hóspede recebe uma. Ela passa a servir como chave, dando acesso ao apartamento, e também como cartão para compras em todas as dependências do hotel. A comunicação é feita via NFC. O hóspede pode a qualquer momento consultar na Internet a sua fatura, assim como controlar os gastos feitos por crianças. Totens com tela sensível ao toque espalhados pelo hotel também interagem com as pulseiras e fornecem mais informações. O equipamento está passando por testes no Ushuaia Ibiza Beach Hotel e no Hard Rock Hotel Ibiza.

Análise

Trata-se de mais uma utilização inteligente de pulseiras conectadas, o que só esquenta a provocação feita recentemente em artigo no MOBILE TIME de que "vai faltar pulso" para tantas pulseiras com propósitos diferentes.

Vale lembrar que a cadeia de hotéis Hilton também planeja substituir as chaves de seus quartos, mas, em vez de pulseiras, vai usar os smartphones dos hóspedes. O projeto começará nos EUA.