Gigantes do mundo da tecnologia decidiram formar uma aliança internacional para o desenvolvimento da inteligência artificial (IA). Amazon, Facebook, Google, IBM, Microsoft e DeepMind são os fundadores da "Partnership on Artificial Intelligence to benefit people and society", ou, em português, "Parceria em Inteligência Artificial para Beneficiar Pessoas e Sociedade".

A iniciativa tem entre os seus objetivos apoiar e recomendar as melhores práticas relacionadas a ética, inclusão, transparência, interoperabilidade, privacidade e colaboração entre pessoas e sistemas de IA; construir uma plataforma para que pesquisadores possam discutir diretamente entre si sobre IA; promover a compreensão pública dos benefícios e dos custos gerados por IA.

Pesquisadores de áreas diversas, como psicologia, filosofia, economia, sociologia, finanças, direito e políticas públicas, serão envolvidos nas discussões, para ajudar na avaliação dos impactos das novas tecnologias de IA na sociedade.

Análise

A inteligência artificial está cada vez mais presente nas nossas vidas e já está por trás de diversos serviços que usamos no dia a dia, desde os assistentes virtuais do Google e da Apple, até o reconhecimento de imagens e vídeos em aplicativos diversos, incluindo o Facebook. A cooperação entre empresas e a interoperabilidade de sistemas ajudará a desenvolver mais rapidamente essa tecnologia. A discussão multidisciplinar é essencial porque há impactos de toda ordem, nas mais diversas áreas e aspectos do cotidiano.

O assunto é extremamente estratégico. Note-se que nesta aliança os membros são todos de origem norte-americana ou inglesa (caso da DeepMind). A princípio a aliança está aberta para novos membros. Mas não seria estranho se nascerem nos próximos anos projetos similares de cooperação em IA em outras partes do mundo, como na China ou entre países da Comunidade Europeia, seja por afinidades linguísticas, geográficas ou estratégico-econômicas.