O mercado brasileiro de aplicativos de comunicação instantânea móvel está cada vez mais concentrado em três players: WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, nesta ordem de popularidade. A conclusão parte do acompanhamento histórico das três últimas edições da pesquisa semestral Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil, que monitora o uso desses serviços no País. Em julho do ano passado, na primeira edição dessa pesquisa, 36,4% dos brasileiros que acessam a Internet e possuem celular disseram que utilizavam outros apps de mensagens móveis que não WhatsApp, Facebook Messenger ou Telegram. Em janeiro de 2016, esse percentual caiu para 28,5%. Seis meses depois, em julho deste ano, baixou para 18%.

O WhatsApp continua liderando com folga. É o serviço de mensagens móveis preferido de 83,2% dos brasileiros. E 87,8% dos internautas brasileiros com celular o utilizam diariamente. O Facebook Messenger, por sua vez, é usado com frequência diária por 54% do grupo. E o Telegram vem em terceiro lugar, com 9,7%, mas crescendo a sua participação a cada pesquisa. Seu aumento é atribuído aos recorrentes bloqueios judiciais que o WhatsApp sofreu no País nos últimos 12 meses, o que tornou um Telegram uma alternativa para parte dos brasileiros.

A pesquisa levantou também a lista dos demais apps de mensagens mais usados, assim como os formatos de conteúdo que costumam ser trocados em cada plataforma (texto, imagem, vídeo, chamada de áudio, mensagem de áudio e emojis). Há ainda uma análise da utilização do SMS em relação a essas plataformas over the top.

Foram entrevistados 1.884 brasileiros que acessam a Internet e possuem celular, respeitando as proporções de idade, renda familiar mensal e distribuição geográfica desse grupo, de acordo com dados do IBGE. É, portanto, uma pesquisa com validade estatística. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais. O grau de confiança é de 95%.

A edição mais recente da pesquisa está disponível para venda no site www.pesquisasmobiletime.com.br pelo preço de R$ 299.