O mercado de Internet das Coisas (IoT) deve movimentar mais de US$ 8 bilhões em investimentos no Brasil durante 2018. A previsão foi apresentada pela IDC Brasil em conferência com a jornalistas nesta terça-feira, 30. Embora não tenha revelado os dados de investimentos no setor em 2017, a companhia de análise de mercado informou que a quantidade de provas de caso com IoT no País saltou de 30 para 55 entre 2016 e 2017, e apenas sete deles não crescem em patamar de dois dígitos.

Entre as verticais que mais terão desenvolvimento em 2018 estão saúde, agricultura, indústria e infraestrutura urbana, aponta a companhia. Outro segmento visto com possível aumento de investimentos é o de manufatura. O crescimento nesses setores será alavancado pelo Plano Nacional de Internet das Coisas, mas também pela esperança de que a Anatel defina a política de tarifação para IoT neste ano.

A IDC acredita também que projetos de IoT misturando inteligência artificial e blockchain serão vistos ao longo de 2018.  Por outro lado, a companhia ressalta que as conversas com os gestores de tecnologia revelam uma preocupação: a maioria deles ainda não está atenta a padrões de segurança como acontece na Europa com GDPR.

IoT doméstico

Na análise setorial, a IDC demonstra que também haverá incremento no IoT Doméstico, o segmento da Internet das Coisas que alcança os usuários finais com produtos conectados como câmeras de segurança, termostatos e eletrodomésticos. De acordo com a firma, este segmento será responsável por US$ 612 milhões do setor. Eles frisam ainda que uma pesquisa feita com usuários no final de 2017 demonstrou que 4% das casas brasileiras já possuem algum dispositivo conectado.