Estratégia30/04/2018 às 10h30

BlaBlaCar adquire startup francesa de caronas de curta distância, a Less

Da Redação

A BlaBlaCar, desenvolvedora do aplicativo homônimo (Android, iOS) de caronas intermunicipais, adquiriu a Less, uma startup francesa de caronas de curta distância, ou seja, em ambiente urbano. A Less mal havia entrado em operação: uma versão beta estava em funcionamento em Paris há menos de seis meses. A BlaBlaCar também é francesa, mas já atua em 22 países e tem mais de 60 milhões de usuários. Vale destacar que a BlaBlaCar havia lançado há pouco tempo uma versão para caronas de curta distância, a BlaBlaLines. O valor da compra não foi divulgado.

O serviço da Less será descontinuado em favor do BlaBlaCar, informa a empresa. A equipe da Less será integrada àquela da compradora.

Análise

A aquisição da Less foi um movimento rápido e astuto da BlaBlaCar. Provavelmente previu o crescimento desse concorrente no futuro, fez as contas e chegou à conclusão que era melhor adquiri-lo agora, a um preço mais barato, do que desperdiçar dinheiro para enfrentá-lo ao longo dos próximos anos e/ou ter que fazer uma oferta muito maior para a compra depois que o concorrente crescesse. Além disso, fortaleceu a sua equipe com os funcionários do Less para ajudá-la a construir o serviço de caronas de curta distância.