Bots30/08/2017 às 18h55

Alexa e Cortana vão conversar

Fernando Paiva

A Amazon e a Microsoft anunciaram um acordo para que suas respectivas assistentes pessoais virtuais, Alexa e Cortana, passem a conversar entre si. A integração entrará em operação até o final do ano. Com isso, usuários que têm em casa o aparelho Amazon Echo poderão pedir para a Alexa acessar a Cortana e solicitar ações que a assistente da Microsoft consegue executar, como a leitura de emails de trabalho ou o agendamento de um compromisso. Da mesma forma, consumidores que tiverem um dispositivo com Windows 10 poderão pedir à Cortana que acesse a Alexa e execute uma das mais de 20 mil ações, ou “skills" (habilidades) que a assistente da Amazon é capaz de realizar, como fazer compras em sua plataforma de e-commerce ou controlar determinados dispositivos de automação residencial.

Análise

A interoperabilidade entre assistentes pessoais virtuais é um passo natural que viria mais cedo ou mais tarde nesse nascente mercado. Obviamente, cada acordo do gênero é uma importante decisão estratégica, que precisa levar em conta as ambições de cada empresa envolvida e a complementariedade de seus produtos. No caso de Amazon e Microsoft o encaixe é muito claro, pois a Amazon é forte em aplicações para o consumidor final e a Microsoft, no mercado corporativo. Resta ver como se posicionarão no futuro Apple, Google e Samsung, os três outros players globais que estão participando desse jogo.

Pode-se esperar também uma série de outros acordos similares no cenário dos chatbots. Haverá, no futuro, robôs conversando com robôs para executarem tarefas específicas, já que a tendência é justamente de especialização dessas ferramentas. Por trás, garantindo essa integração, haverá APIs para cada bot.

Bots Experience Day

A chegada dos assistentes pessoais virtuais será um dos temas da próxima edição do seminário Bots Experience Day, junto com chatbots e inteligência artificial. O evento acontecerá no dia 22 de novembro, no WTC, em São Paulo. Para garantir ingressos antecipados e com desconto, ligue para 11-3138-4619 ou escreva para eventos@mobiletime.com.br. Para mais informações, acesse www.botsexperience.com.br