A Bematech, empresa especializada em automação comercial para o varejo, e a Rede, subsidiária de pagamento eletrônico do grupo Itaú Unibanco, criaram uma solução conjunta que engloba automação comercial, controle de estoque, emissão de nota fiscal ao consumidor eletrônica (NFC-e) e meio de pagamento. A solução foi batizada de Bemacash e tem como público-alvo pequenos e médios varejistas dos estados que já adotaram NFC-e.

A Bemacash é uma solução móvel, que usa um tablet Android como interface. Ela provê a gestão de toda a operação do negócio, desde o controle de estoque até a transação financeira. A Bemacash é composta por um software de automação comercial para o ponto de venda e retaguarda (back office) operando na nuvem, um meio eletrônico para pagamento com cartão, provido pela Rede, e um sistema para emissão das notas fiscais ao consumidor eletrônicas.

Análise

O mercado de automação comercial está cada vez mais competitivo e uma das tendências é justamente a integração com meios de pagamento. A nova fronteira a ser explorada são os pequenos varejistas, que em sua maioria ainda não têm soluções de automação comercial. Além do Bemacash, deve começar a ser vendido este ano no Brasil o Gnome, do Groupon, que agrega uma ferramenta de mobile marketing a outra de pagamento móvel, tendo também um tablet como interface.