Em breve, os smartphones dos policiais civis e militares da Bahia mostrarão em um mapa uma lista de "pontos de interesse" de segurança pública. Trata-se de locais onde costumeiramente ocorrem crimes, como tráfico e consumo de drogas, "rachas" automotivos, desmanche de carros etc. "Será possível até mesmo ver o dia e o horário em que esses crimes costumam ocorrem em cada local, permitindo um planejamento dos agentes", relata o coordenador técnico de TI e telecomunicações da Polícia Civil da Bahia, Alan Evangelista.

A novidade, que deve estar pronta dentro de poucas semanas, será uma funcionalidade a mais dentro de um aplicativo já presente em smartphones BlackBerry das corporações. Batizado de MOP (Mobilidade em Operações Policiais), o software atualmente permite que os agentes verifiquem antecedentes criminais de pessoas suspeitas e as condições de veículos automotivos. O aplicativo consulta a base de dados da secretaria de segurança da Bahia e também dados fornecidos pelo governo federal. O MOP contribui para o desenho de manchas criminais, pois toda ocorrência é marcada pelo policial através do smartphone e tem sua localização gravada por GPS. O georeferenciamento dos crimes pode ser consultado pelo alto escalão das Polícias Civil e Militar através da web. É também uma ferramenta de controle dos próprios agentes, pois é possível ver as consultas que cada um realizou, onde estavam etc. O MOP está em funcionamento desde fevereiro de 2010 e foi desenvolvido pela Tecnew, uma desenvolvedora brasileira.

Atualmente a secretaria de segurança da Bahia possui 572 aparelhos BlackBerry. Eles são usados por policiais civis e militares de maneira coletiva, em sistema de rodízio entre aqueles que patrulham as ruas, pois não há terminais para todos. O governo do estado pretende ampliar o uso de smartphones pelos agentes: a meta é ter mais de 2 mil aparelhos BlackBerry até a Copa de 2014.