Os canais móveis (sites e apps para smartphones e tablets) responderam por 9% do faturamento do comércio eletrônico brasileiro durante as 24 horas da última sexta-feira, 27, a Black Friday. Isso significa que o mobile movimentou R$ 140 milhões em vendas. Essa é a estimativa divulgada pela E-bit, unidade de pesquisas sobre e-commerce do Buscapé. No total, a Black Friday gerou faturamento de R$ 1,6 bilhão para o comércio eletrônico nacional, o que representa um crescimento de 38% em comparação com a mesma data de 2014.

Ainda de acordo com a E-bit, foram computados 2,77 milhões de pedidos durante a Black Friday, um aumento de 24% em relação ao ano anterior. O mobile respondeu por 11% do total, ou 311 mil pedidos. O tíquete médio foi de R$ 580.

A empresa estima que 1,64 milhão de consumidores compraram na Black Friday, a esmagadora maioria (71%) concentrados na região Sudeste e com renda familiar média de R$ 4.974.

Celulares e acessórios de telefonia foram a categoria com maior participação no faturamento total (22,3%), seguida por eletrodomésticos (22%), eletrônicos (20,8%) e informática (13,3%). Os dois produtos mais clicados foram smartphones: o Moto G terceira geração e o Samsung Galaxy J5. Porém, entre os cinco termos mais procurados, os quatro primeiros eram iPhones. Apenas o quinto era um smartphone Android, o Galaxy S6, da Samsung.

Análise

Na semana passada, MOBILE TIME publicou uma série de matérias destacando o esforço de alguns varejistas em se preparar para a Black Friday no celular. 2015 ficou, de fato, marcado como o ano em que o mobile se tornou prioridade para o varejo eletrônico brasileiro. Entre os principais destaques estiveram as iniciativas do Netshsoes de oferecer navegação móvel gratuita em seu app e do Magazine Luiza, que reformou o aplicativo adicionando uma série de funcionalidades e passou a oferecer frete gratuito. Leia abaixo as matérias.