Os aplicativos de paquera e relacionamentos como Jack’d, Blue’d e Grinder estão contribuindo para transformar o HIV em uma “epidemia escondida” entre rapazes da região da Ásia-Pacífico. Um novo estudo da Unicef sobre a doença na região revela uma “explosão” do vírus nos adolescentes entre 15 e 19 anos, respondendo por uma em cada sete novas infecções, informa o jornal Telegraph.

Às vésperas do Dia Mundial de Combate à AIDS, o órgão aponta a população jovem masculina como aquela sob maior risco na região: cerca de 50 mil (15%) dos 340 mil novos casos envolvem jovens do sexo masculino.  Um dos principais motivos para o aumento seria o sexo sem preservativos e, dentre eles, os jovens que usam os apps de paquera.

De acordo com Wing-Sie Chang, especialista da Unicef em HIV/Aids, o uso dos “aplicativos de relacionamento gays aumentou as opções de sexo casual espontâneo como nunca” e que isso “definitivamente cria” um fator de risco, como múltiplos parceiros sexuais e ato sexual sem camisinha.

Por outro lado, a pesquisa demonstra que os aplicativos podem ajudar. No documento, que teve análise a partir de jovens de 10 e 24 anos de idade, a Unicef aponta que os aplicativos podem ser um ótimo modo de gerar alerta e engajar a população mais jovem para os riscos da AIDS.

Embora os resultados atuais demonstrem que 220 mil adolescentes da Ásia-Pacífico são portadores do HIV – a maioria de grandes cidades como Bangcoc, Jacarta e Hanói – o número pode ser maior. Eles estimam que a maior parte dos jovens não procuram e não podem fazer o teste para saber se estão com a doença, pois apenas dez países da região permitem teste de HIV para menores de idade.