A concorrência contra o Truecaller começa a aumentar no Brasil. Uma empresa norte-americana, a Whitepages apresentou na última quinta-feira, 31, o aplicativo Whitepages Ident & Bloqueia. Gratuito, este serviço identifica e bloqueia chamadas de spam, ligações de telemarketing e outros tipos de ligações inconvenientes aos donos de smartphones.

Em entrevista por e-mail ao MOBILE TIME, o vice-presidente da empresa, Mayur Kamat revelou que diferente de seu rival, sua empresa foca na qualidade de dados – embora reconheça que o Truecaller também ajuda a bloquear ligações de spam e identificar números desconhecidos.

Como parte do processo de qualidade do serviço, a Whitepages usa a tecnologia de detecção de telefonemas spam da recém-adquirida, NumberCop. "Nós estamos rastreando milhares de números spam no Brasil todos os dias, a maioria deles é de telemarketing", explica Kamat.

Entre os serviços do aplicativo estão relatório de ligações por gráfico, customizar seu nome para ligações, compartilhamento de ligações e integração com redes sociais.

Entrada no Brasil

Um dos motivos para o Brasil ser o primeiro fora dos Estados Unidos a receber o aplicativo é o crescimento do mercado mobile, mesmo durante o período de crise econômica. Nos EUA, o Whitepages ID – como é chamado por lá – teve 30 milhões de downloads e 50 milhões de usuários acessam seu serviço todos os meses.

Como exemplo de desenvolvimento no País, Mayur Kamat citou uma pesquisa da agência de mídias sociais francesa KDRS. A análise mostrou que 90% dos usuários de dispositivos móveis no Brasil usam aplicativos de mensagens, algo que pode acelerar o crescimento das ligações por spam.

"O Brasil é um mercado estratégico para nós em longo prazo é o nosso primeiro mercado internacional e nós queremos que valor único podemos trazer aqui", disse o executivo da companhia norte-americana . “Agregado a isso, o crescimento rápido da população móvel no Brasil e o desafio que os usuários enfrentam com ligações por spam, nos faz desejar ter metas agressivas aqui”.

Além do Brasil, México e Canadá devem receber o app em seguida. Em breve, Filipinas e Indonésia também terão o app em suas lojas de apps do Android e do iOS. Inicialmente, a companhia não abrirá escritório no Brasil.

Monetização e disponibilidade

O Whitepages possui duas divisões de negócios, uma dedicada ao consumidor final e outra B2B. A divisão para o consumidor inclui sites e aplicativo, é gratuita, mas ganha dinheiros com publicidade – no entanto, não existe publicidade no app.

Seu outro negócio, o B2B vende identidade de dados para empresas dos EUA de setores como finanças, varejo e e-commerce, provedores de comunicação e marketing. A cobrança é feita por meio de assinaturas mensais do serviço e contratos pay-per-use.

No Brasil, o aplicativo Whitepages Ident & Bloqueia para o consumidor está disponível em português para Android e em inglês para iOS. Não há previsão do app em português para os donos de iPhone.

Whitepages Ident & Bloqueia para Android (português)

Whitepages Ident & Bloqueia para iOS (inglês)