O Clean Master, aplicativo de otimização de memória para smartphones Android desenvolvido pela chinesa Cheetah Mobile, tem hoje no Brasil 10 milhões de usuários ativos por mês (MAUs, na sigla em inglês). Um ano atrás eram aproximadamente 5 milhões. Diante do rápido crescimento no País, a companhia abriu um escritório em São Paulo alguns meses atrás, com o objetivo de firmar parcerias locais e acelerar ainda mais a expansão de sua base de usuários. A meta é triplicá-la dentro de 12 meses, alcançando 30 milhões de MAUs, revela Yu Xinshan, diretor geral da Cheetah Mobile para América Latina e Rússia, em entrevista para MOBILE TIME.

O Clean Master possui mais de 200 milhões de usuários ativos por mês no mundo, dos quais 70% estão fora da China. O app é o carro-chefe da Cheetah Mobile, que possui também em seu portfólio aplicativos como AnTuTu Benchmark, CM Browser, CM Security, Battery Doctor, CM Keyboard, CM Launcher, Photo Grid, dentre outros. Todos se encaixam na categoria de utilitários e a grande maioria está disponível apenas para Android.

Além do Brasil, a Cheetah Mobile inclui em sua lista de mercados prioritários para expansão no curto e médio prazo: Rússia, México, Indonésia, Índia e Inglaterra, diz Xinshan.

Estratégia no Brasil

A empresa quer fechar acordos para embarcar o Clean Master e outros aplicativos próprios em smartphones vendidos no Brasil. Uma primeira parceria do gênero foi firmada com a Multilaser e há conversas em andamento com as teles que operam no País. Em troca, os parceiros teriam uma participação na receita gerada pelo app, que hoje provêm de publicidade, como recomendação de aplicativos de terceiros.

A Cheetah Mobile também pretende avaliar potenciais aquisições no Brasil, mas por enquanto prefere não entrar em detalhes.

Não há planos de montar uma equipe de desenvolvimento local. Segundo o executivo, a necessidade de apps utilitários é a mesma no mundo inteiro, por isso o time de programação seguirá concentrado na China.

A crise econômica vivida pelo País não incomoda os chineses. "O Brasil é o maior mercado da América Latina, com 200 milhões de pessoas que agora estão migrando de feature phones para smart phones. A China também enfrenta dificuldades neste momento, mas tenho certeza que a Internet móvel vai crescer de qualquer forma nos dois mercados. Estamos confiantes nisso", explica o executivo.

Dois concorrentes chineses da Cheetah se estabeleceram antes no Brasil: a Baidu e a Qihoo (que tem participação acionária na brasileira PSafe). Xinshan discorda que a Cheetah Mobile esteja chegando tarde ao País. "Estamos vindo no momento certo, quando os consumidores estão trocando para smartphones. E teremos boas parcerias locais", comenta. A respeito da recente disputa judicial entre Baidu e PSafe, que se acusam mutuamente nos tribunais e na imprensa de concorrência desleal, o executivo responde: "Respeitamos nossos competidores. Queremos competição leal, sem brigas. Nosso foco está nos usuários."