Entrou em operação esta semana em São Paulo o Pop, serviço da 99 de transporte de passageiros em carros particulares (placa cinza), similar ao Easy Go e ao UberX. O serviço nasce com 700 veículos rodando na capital paulista, número que está previsto para subir para 1 mil nos próximos dias.

Para se diferenciar da concorrência, a 99 exige que os carros tenham sido fabricados a partir de 2012 e requer que todos os motoristas passem por um test-drive, além da realização de uma vistoria nos veículos. O preço também é competitivo, sendo cerca de 15% mais baixo que aquele dos táxis pedidos já com 30% de desconto (opção lançada na semana passada pela empresa).

Para atrair os motoristas, a 99 cobra deles uma taxa de 16,99% sobre o valor das corridas, enquanto no Uber ela é de 25%, por exemplo. Além disso, o pagamento é instantâneo. Outra vantagem é que a frota em São Paulo será limitada a 1 mil carros. Se por acaso não houver motoristas disponíveis para atender uma solicitação, esta será encaminhada para taxistas, desde que aceitem cobrar o preço do Pop.

30% de desconto

Segundo a 99, a quantidade de corridas realizadas com 30% de desconto na última segunda-feira, 29, foi 152% maior que uma semana antes. Os taxistas que aceitam dar o desconto estão fazendo três vezes mais corridas, afirma a empresa. A 99 entende que com a oferta desse desconto, o táxi volta a ser competitivo em preço em relação a serviços com carros particulares, mas mantendo a sua qualidade superior, por ter motoristas profissionais e que conhecem a cidade.