O mercado de tablets registrou seu oitavo trimestre seguido de queda nas vendas mundiais, de acordo com levantamento feito pela IDC. No terceiro trimestre deste ano, foram distribuídos para o varejo mundial 43 milhões de unidades, o que representa uma diminuição de 14,7% em comparação com o mesmo período do ano passado (50,5 milhões).

Os únicos players entre os cinco maiores que cresceram na comparação anual entre trimestres foram Amazon (+320%, com 3,1 milhões de unidades) e Huawei (+28,4%, com 2,4 milhões de unidades), que ocupam, respectivamente, o terceiro e o quinto lugares. A liderança permaneceu com a Apple, que vendeu 9,3 milhões de tablets, queda de 6,2%. A vice-liderança segue com a Samsung (6,5 milhões de unidades), mas a quantidade comercializada pela sul-coreana caiu 19,3%. A Lenovo completa o ranking, na quarta colocação: vendeu 2,7 milhões, queda de 10,8%.

O mercado de tablets vem sendo impactado pelo longo ciclo de vida do produto e pela popularização dos smartphones de tela grande, chamados de phablets. Um dos poucos tipos de tablet que vem apresentando crescimento nas vendas é o de laptops com tela destacável, um produto híbrido que pode ser classficado tanto como laptop quanto como tablet. Modelos abaixo de US$ 200 também vem experimentando bos resultados, na contramão do mercado em geral.