O Banco do Brasil está próximo de registrar 1 bilhão de transações móveis por mês, o que será um marco no mercado bancário brasileiro. Em novembro, foram 983 milhões de transações realizadas através dos canais móveis. A expectativa é de que a marca de 1 bilhão seja atingida ainda este ano ou, no mais tardar, no primeiro trimestre de 2016, diz o diretor de negócios digitais do Banco do Brasil, Marco Mastroeni.

"As pessoas usam mais o celular do que outros canais. Antes faziam consulta 1 vez por semana no caixa eletrônico. Depois, duas vezes por semana na Internet. No mobile, acessam suas contas três ou quatro vezes por dia. A primeira coisa que alguns clientes fazem no dia é consultar sua conta", relata Mastroeni.

O crescimento na quantidade de transações móveis acompanha o aumento da base de usuários de mobile banking do Banco do Brasil. Hoje são 6 milhões, o que representa um crescimento de 50% em 12 meses: eram cerca de 4 milhões um ano atrás. Isso é atribuído à popularização dos smartphones, mas também à atualização pela qual o aplicativo do banco passou em janeiro, simplificando sua interface, com o objetivo de torná-la mais intuitiva, descreve o executivo.

Investimento e financiamento

Aos poucos, os correntistas do banco vão conhecendo novas funcionalidades dentro do app e expandindo a variedade de operações que realizam na tela do smartphone. A consulta a saldo e extrato foi a primeira a se popularizar, seguida pelas transferências bancárias e ao pagamento por código de barras, que é indiscutivelmente mais fácil no celular que no desktop graças ao uso da câmera como um scanner.

Agora, os correntistas do banco começam a perder o medo de realizar investimentos através do app: no terceiro trimestre foi investido R$ 1,5 bilhão por meio de canais móveis, o que significa um crescimento de 121% em comparação com o primeiro trimestre. Recentemente, o banco simplificou o processo para investimento via app, o que deve gerar uma aceleração no uso desse canal para essa finalidade.

Também tem crescido a tomada de crédito através do celular, operação lançada há sete meses: em outubro, o banco emprestou R$ 169 milhões através de canais móveis a seus correntistas. Outra operação adicionada há pouco tempo no app é o financiamento de veículos, que passa a poder ser feito sem a necessidade de comparecimento a uma agência. A documentação é enviada pelo smartphone.

Gerenciador financeiro

O Banco do Brasil pretende lançar uma ferramenta móvel de gestão de finanças pessoais associada à sua conta corrente. Hoje, seus correntistas acabam usando soluções de terceiros, como o brasileiro GuiaBolso. O banco ainda não decidiu se a ferramenta fará parte do aplicativo atual de mobile banking ou se será um app separado. O gerenciador financeiro será disponibilizado gratuitamente para os seus correntistas.

Hoje o Banco do Brasil administra 38 milhões de contas correntes.