Por meio do objetivo de implantar redes móveis usando hardware “Commercial off-the-shelf”, software e interfaces abertas, o OpenRAN vem adquirindo importância no mercado de telecomunicações e tecnologia. O OpenRAN gera mais concorrência entre fornecedores de redes, o que no final significa mais inovação, e implantações mais rápidas e menos custosas.

As arquiteturas abertas ajudam as operadoras de redes móveis (MNO’s) a impulsionarem a inovação. Soluções abertas e compatíveis com as normas, tais como o Controlador Inteligente de RAN (RIC), integram e interagem para permitir um ecossistema de múltiplos fornecedores que oferecem inteligência, conhecimentos e controle de rede.

Os operadores reconhecem globalmente a importância que as redes abertas desempenham. A indústria tem se unido ao longo dos anos para estabelecer normas, impulsionar a adoção e assegurar a interoperabilidade. Ainda em dezembro de 2021, a O-RAN Alliance realizou com sucesso o seu O-RAN Global PlugFest 2021, para demonstrar a funcionalidade e a interoperabilidade multifornecedora deste equipamento de rede baseado em OpenRAN. A edição PlugFest 2021 incluiu sete centros de teste diferentes (na Ásia, Europa e América do Norte) e a participação de 94 empresas.

Também em dezembro de 2021, uma das cinco operadoras de rede móvel europeias de nível 1 e que assinou um Memorando de Entendimento (MOU) para implementar o OpenRAN em toda a Europa, anunciou, ter completado a primeira chamada de dados e voz sobre LTE (VoLTE), solução de OpenRAN de pequenas células 4G em demonstração da verdadeira plataforma de OpenRAN em contêineres para pequenas células – um marco importante na evolução do equipamento RAN.

Nos Estados Unidos, uma importante fornecedora de serviços de transmissão direta por satélite está construindo a sua rede baseada em software, virtualizando não só o core de pacotes, mas também o acesso OpenRAN. A rede irá entrar em funcionamento em 2022.

As vantagens dessa arquitetura, com casos de implementação mundo afora, geram resultados que causam impacto positivo em mercados que buscam inovação e agilidade, resultados esses com requisitos de desempenho atendidos ou até mesmo excedidos, o que faz o OpenRAN ser uma realidade, com fundamentos precisos e performance garantida, que está sendo cada vez mais adotada.

É importante compreender que a sociedade exige soluções inovadoras, baseadas em normas que ajudem a impulsionar novos serviços e projetos que tendem a beneficiar o ecossistema como um todo. Desde a disponibilidade comercial de pequenas células 4G para implantação no exterior, até o OpenRAN em contêineres e nuvens webscale. Esta arquitetura pode ser um fator chave de sucesso a diferentes níveis e em diferentes segmentos.

O OpenRAN é uma excelente oportunidade de crescimento alinhado com o avanço da tecnologia. Os operadores precisam olhar para redes ‘abertas’ e ‘inteligentes’ através de uma lente diferente e pensar de forma oposta ao construir a sua rede de 5G para mais além – e implementar ferramentas que lhes permitam maximizar o retorno dos seus investimentos e acompanhar a evolução das exigências.

É importante entender que a sociedade demanda soluções inovadoras e baseadas em padrões, que ajudam no estímulo de novos serviços e em projetos que tendem a favorecer o ecossistema como um todo. Desde disponibilidade comercial de pequenas células 4G para implementação ao ar livre, até OpenRAN em contêineres e nuvens web-scale. Essa arquitetura pode ser um fator chave de sucesso em diferentes níveis e segmentos.

O OpenRAN é uma excelente oportunidade de crescimento alinhado ao avanço da tecnologia. O que precisamos, agora, é ter um olhar amplo e inovador por parte de companhias e fornecedores, testes e implantações comerciais para que as soluções com esse tipo de rede continuem alavancando resultados positivos.