Passamos o ano de 2020 sob forte pressão imposta pela crise sanitária da Covid-19 em todos os segmentos da sociedade. O isolamento social levou as pessoas a terem acesso a serviços e produtos por meio dos seus aparelhos celulares, o que levou as empresas a lançarem novos aplicativos móveis para atender à demanda das famílias, para suas compras de casa, como no ensino e trabalho remotos.

A pandemia do novo coronavírus causou um aumento significativo nos downloads de apps em todo o mundo, segundo um estudo da App Annie, levando os consumidores a gastarem 1,6 trilhão de horas em dispositivos móveis no primeiro semestre de 2020, com um aumento de 220% no tempo gasto em aplicativos de negócios. Os números do segundo semestre ainda não foram divulgados.

As organizações estão sendo colocadas à prova para poder entregar os melhores serviços online e que possam ser acessados por meio dos aparelhos móveis e esta é uma situação que já vinha ocorrendo antes mesmo da pandemia, devido à digitalização dos negócios. No entanto, hoje está mais fácil perceber que concorrência e a volatilidade dos negócios impulsionam a utilização de melhores métodos de validação e testes de software para dispositivos mobile, com o objetivo de poder entregar ao seu cliente aquilo que ele necessita: agilidade no acesso a seus serviços e produtos. Quase 24% das pessoas que acessaram um aplicativo pela primeira vez o abandonaram devido à baixa qualidade ou a uma interface de difícil navegação.

Neste cenário, para os desenvolvedores e testadores de software, entra a necessidade de se automatizar os testes, como peça chave para o sucesso de qualquer aplicativo a ser colocado no mercado.

A automação de testes mobile também é impulsionada pelo crescimento das metodologias ágeis, acompanhando as movimentações de DevOps e a integração e a entrega contínua (CI / CD) de produtos mobile. No entanto, os desenvolvedores enfrentam um desafio comum que é a automação dos testes móveis, levando-se em conta uma infinidade de aparelhos que irão receber o aplicativo e que terão que funcionar corretamente, sem erros.

Mas, para chegar à automação que atenda às necessidades do desenvolvimento e da entrega do produto mobile, o desafio é muito grande, pode ser muito doloroso e faz com que os engenheiros de automação necessitem navegar por um aplicativo a partir de um único seletor que se adapta a todos os dispositivos.

Para navegar por um aplicativo de forma eficaz, é necessário escrever um script de automação de teste que possa ser executado em diversos dispositivos que os clientes realmente utilizam. Então, horas devem ser gastas vasculhando os testes para detectar problemas identificados nos diferentes dispositivos.

O que pode resolver este problema é a automação de testes inteligente a partir da utilização do aprendizado de máquina, que acelera e simplifica o processo de testes para que os aplicativos mobile possam chegar ao mercado mais rapidamente e com a melhor qualidade.

O aprendizado de máquina auxilia os engenheiros de automação a realizarem mais testes em menos tempo graças à inteligência aplicada na execução de tarefas repetitivas e automatizada em centenas de dispositivos e aparelhos móveis. A partir de scripts de automação de testes é possível acelerar a entrega de valor, melhorar a qualidade do produto e aumentar o ROI. Por exemplo, uma empresa que antes poderia levar quase 2 anos automatizando seus testes móveis, com essa inteligência aplicada e a partir do aprendizado de máquinas, a tarefa pode ser concluída em apenas três semanas.

Com a automação de teste inteligente integrada aos sistemas de rastreamento de defeitos, todo o fluxo de testes se torna contínuo e ágil, desde a criação manual do teste até a sua automação e identificação e correção de defeitos. O maior benefício deste processo é a regressão entre um lançamento e o seguinte, eliminando tempo e dinheiro na entrega de aplicações móveis altamente alinhadas com as necessidades dos usuários.

Os números reiteram a validade da automação de testes inteligente

Uma pesquisa recente da Kobiton com mais de 350 desenvolvedores móveis e testadores de software revela que, embora 55% tenham dito que a automação melhoraria a qualidade do software, 76% estão automatizando menos da metade de todos os testes de mobile. Cerca de metade (51%) está lançando atualizações de software diariamente ou semanalmente, mas 73% ainda estão executando pelo menos 100 testes manuais antes de cada versão de software.

Embora a automação de testes seja um conceito maduro nas equipes de desenvolvimento, 58% dos entrevistados afirmaram que seus projetos de automação são recentes ou estão a pelo menos seis meses de serem iniciados. A pesquisa também apurou que as maiores barreiras para alcançar a automação são: avaliar e escolher ferramentas de automação de teste (20%) e treinar e adquirir engenheiros de automação qualificados (17%). Sete em cada dez desenvolvedores móveis e testadores de software disseram reconhecer que o mobile é estratégico ou essencial para seus negócios.

Com a aumentação de testes inteligentes, esses profissionais podem criar scripts de testes funcionais com capacidade de fornecer o caminho mais rápido para a automação móvel em larga escala. Como a automação de testes inteligente é possível oferecer suporte total a uma variedade de situações e os scripts podem ser tão simples quanto verificar o layout de um aplicativo ou – o pior – tão complicados quanto realizar testes de lógica funcional complexos.

É importante que as organizações possam fornecer as melhores experiências móveis aos seus clientes, testando seu produto mobile a partir de uma combinação entre dispositivos reais, na nuvem ou localmente.

A automação de testes móveis ficou mais simples a partir de novas tecnologias disponíveis para esta finalidade, o que conduz as empresas para um patamar novo e relevante na experiência para as equipes de DevOps.

Hoje, já é possível executar uma sessão manual em um dispositivo específico, seja ele Android ou iOS, e exportar o script Appium totalmente funcional, que pode ser executado em mais de 350 dispositivos diferentes. O resultado oferece níveis mais altos de automação de testes com o mínimo de tempo e esforço, fazendo com que as empresas acelerem a entrega de seus aplicativos móveis no mercado, com sucesso.

Na realidade de hoje, quando o mobile é um grande aliado das pessoas para garantir, não apenas o isolamento social necessário, mas poder acessar a serviços por meio de aplicativo que realmente funcionem em seus aparelhos. Isso se tornou uma obrigação para as empresas que desejam conquistar ou manter o seu cliente mobile.