SuvinilComeço de ano é hora de mudar. Cortar carboidrato, perder gordura abdominal, deixar de fumar, fazer exercícios, entrar na dieta. E muitos aproveitam também para dar uma renovada na casa. Em especial, após ficarmos um ano todo trancados. O início de 2021 é aquela hora que você olha para o sofá velho, a cadeira torta, a porta do armário caindo e pensa fazer aquela transformação.

É o momento que começamos a pesquisar preço de móveis e eletrodomésticos, à espera de descontos e promoções dos varejistas no começo de ano. No meu caso, após meses de quarentena forçada pela doença – e pelo bom senso –, comecei olhar as paredes e descobri uma mancha aqui e outra ali. E  fiquei cansado daquele branco. Talvez por me lembrar de hospital e do novo coronavírus.

Era a hora de pintar a casa, começando pelo escritório – era isso ou comprar uma cadeira gamer. Como nunca pintei nada na minha vida, além de desenho com guache até a quarta série do ensino fundamental, comecei procurando tintas e cores. Baixei apps que oferecem realidade aumentada, simulação 3D e outros. O melhor aplicativo que encontrei foi da Suvinil (Android, iOS).

O app da marca de tintas da Basf oferece a melhor maneira para escolher a cor para pintar um ambiente com reconhecimento de cores pela câmera do celular. Imagine: se você gosta de um vermelho de uma camiseta ou vestido, aponte a câmera e tire foto. Na sequência, o aplicativo mostra a cor mais próxima na sua paleta. No caso do cinza espacial da Apple, a cor mais próxima dele é o granizo (C380), por exemplo.

Com a cor escolhida pelo app, o usuário pode criar combinações de cores, ou ver indicações de cores por profissionais da área, como pintores e arquitetos. Cada combinação tem pelo menos três cores. Por meio de um simulador, ainda é possível testar a combinação escolhida em um ambiente dentro do app, como um quarto, escritório, sala ou cozinha.

Outras funções

O app também possui um editorial com dicas de escolha de cores para 2021 e um guia básico para quem pinta pela primeira vez. Chamado de “produto ideal”, o guia de pintura da área do app indica o melhor material para pintura por meio de escolha da estrutura que ganhará a cor (como paredes, pisos, madeira), ambiente externo ou interno e o tipo de acabamento que deseja.

O aplicativo da Suvinil possui outras ferramentas, como exploração do leque de cores e calculadora de quantas latas o consumidor precisa comprar para pintar uma parede ou ambiente, além de lojas, consultores de cor, pintores – afinal, não dá para pintar parede igual se pinta um desenho no sulfite.

Também há um catálogo com todos os produtos da marca. Mas o lado negativo é que não há compra in-app: ao clicar em comprar, o usuário é direcionado para o e-commerce da Suvinil.