Para estimular as crianças e seus responsáveis a ficarem em casa por conta do novo coronavírus, a iniciativa Leia para uma Criança, do Itaú Unibanco, passa a distribuir livros infantis pelo bot do WhatsApp de forma gratuita. No momento, estão disponíveis para a ação sete títulos da coleção digital. Para receber os livros é preciso enviar uma mensagem para o número do bot: (11) 98151-1078. É possível escolher entre baixar um dos títulos ou todos os sete. Em formato PDF, os livros podem ser compartilhados com outros contatos e acessados de qualquer smartphone.

Na primeira etapa de distribuição de livros infantis do Leia para uma Criança pelo WhatsApp, feita no segundo semestre de 2019, mais de 800 mil pessoas acessaram o bot e foram feitos mais de 2,6 milhões de downloads.

Estão disponíveis os seguintes livros: “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai; “Meu Amigo Robô”, de Giselda Laporta Nicolelis; e “As Bonecas da Vó Maria”, de Mel Duarte – parte da coleção “Garotas Incríveis”, escritas e ilustradas por mulheres – além de “A canção dos pássaros“, de Zeca Baleiro; “Azizi, o Menino viajante“, de Conceição Evaristo; “A Menina das Estrelas“, de Tulipa Ruiz, e “O Menino e o Foguete”, de Marcelo Rubens Paiva.

A campanha conta com uma coleção de livros digitais gratuitos, assinados por autores e ilustradores convidados pelo banco. Os títulos distribuídos via Whatsapp fazem parte dessa coleção, que tem ao todo 13 livros – disponíveis no site da iniciativa.

Para a concretização da ação, o Itaú Unibanco conta com parceiros como a Fundação Itaú Social, a Take, que desenvolveu o chatbot, a agência DPZ&T e o Facebook.