Na pandemia do novo coronavírus todo mundo virou chef de cozinha. Teve a onda do hambúrguer caseiro, café dalgona, pães, bolos, tortas, entre outras modas. Com todos em casa e colaborando para o distanciamento social, as pessoas estão passando mais tempo no fogão. Mas com tantas receitas e variações, como memorizar tudo?

No tempo dos meus avós, era comum ver caderninhos de receita na cozinha. Eles eram bem carimbados de farinha e ovos. Hoje, nós podemos armazenar tudo isso de forma digital com apps como o Meu livro de receitas (Android).

Produzido por um analista de sistemas do Inatel, o aplicativo é simples. Não tem um mega trabalho de design, mas é uma ótima maneira de armazenar as receitas. O interessante é que o Meu Livro de Receitas realmente parece com o livro de receitas das avós.

Com as receitas registradas, o app permite uma navegação em páginas como se fosse caderninho. O lado ruim é que essa navegação é de trás para frente, ou seja, ela começa da última receita para a primeira. O usuário ainda pode criar capa, escolher uma cor, colocar o tamanho da fonte e adicionar rótulos alternativos – como ingredientes ou instruções.

Mas o grande diferencial do aplicativo é a possibilidade de exportar e importar receitas para serviços de armazenamento, como Google Drive e Dropbox. Além disso, o app permite que você imprima uma receita ou baixe todas elas em arquivo no formato .TXT.