No Brasil, a única certeza que temos hoje é que o Diário Oficial da União (Android, iOS) sairá amanhã. Com a digitalização, o documento que traz diariamente as publicações da administração pública federal ganha sua versão móvel e chega às mãos dos brasileiros ao mesmo tempo em que é publicado em seu site.

Lançado no último mês de março, o aplicativo foi baixado mais de 47 mil vezes, informa a Imprensa Nacional. Dessas instalações, 27,6 mil foram feitas por usuários de dispositivos Android e 19,3 mil, por donos de dispositivos com iOS.

Por meio do app do DOU, o usuário pode ler a edição do dia, personalizar o diário com as áreas que deseja acompanhar, pesquisar edições antigas e receber notificações de edições extras do diário, algo bem comum quando editadas medidas provisórias, ações de emergência ou demissões de ministro, por exemplo.

Dividido em Atos Normativos (seção 1), Atos de Pessoal (seção 2) e contratos, editais e avisos (seção 3), além da área de edição extra, o app permite ao usuário ler a publicação em texto ou baixá-la em PDF certificado. Outras soluções interessantes do aplicativo são a área de destaques, que mostra as medidas publicadas mais recentemente, a possibilidade de se colocar em favoritos uma publicação e compartilhamento de artigos em redes sociais.

Fácil de mexer, o Diário Oficial da União é uma ótima alternativa para manter-se atualizado com as medidas presidenciais e financeiras durante a crise do novo coronavírus.

Em caso de dúvidas, o app possui tutorial também reproduzido no site da publicação federal.