João Pedro Novochadlo, da Veever – empresa que desenvolveu uma solução com um aplicativo e beacons espalhados em um espaço para dar orientação a pessoas cegas ou com deficiência visual –, e o amigo Mateus Silva, criaram o aplicativo web GuiaPraTodosVerem. A iniciativa centraliza informações em torno da crise do novo coronavírus e as torna acessíveis para pessoas com deficiência visual.

O app web disponibiliza informações gerais, dados sobre a doença e últimas notícias, até sugestões de conteúdo extra para o período de quarentena, como filmes e livros. Todas essas informações são capturadas por robôs que percorrem os mais diversos portais da Internets e mantêm o portal atualizado.

Em GuiaPraTodosVerem, os usuários também têm acesso a números de telefone da prefeitura de Curitiba, lugar de origem dos sócios, para que as pessoas tirem dúvidas sobre a doença e o confinamento. Há o WhatsApp para tirar dúvidas, número para tirar dúvidas sobre sintomas e um terceiro contato para sugestões via WhatsApp.

Veever

A empresa também anunciou que seus dispositivos, os beacons presentes nos serviços de mapeamento de ambientes internos e externos onde a solução está presente, serão desativados. Em comunicado divulgado nas redes sociais da Veever explica que “diante de tudo que o mundo está passando, o que nós querermos agora é que você, amigos e amigas com deficiência visual, evitem ao máximo sair de casa”.

O Comunicado continua: “Portanto, pela primeira vez em 5 anos, os nossos dispositivos serão desativados. Mas fiquem tranquilos, a gente volta. E volta com coisa nova”.