Adam Mosseri aparece ao meio, entre os dois sócios do Instagram: Kevin Systrom e Mike Krieger

O Instagram (Android, iOS, Windows Phone) tem um novo líder, o designer Adam Mosseri, promovido do posto de vice-presidente de produtos na companhia. Mosseri assume a posição após a saída dos fundadores da rede social, Kevin Systrom e Mike Krieger.

De acordo com reportes da imprensa dos Estados Unidos, os criadores da plataforma imagética entraram em conflito com as constantes intromissões e aumento das tensões com o CEO do Facebook e controlador do Instagram, Mark Zuckerberg.

Mesmo com o clima quente nos bastidores, a foto da “passagem de bastão” dos fundadores para o novo gestor tentou passar um tom mais ameno, com sorrisos dos três, além de afagos dos dois lados por meio de mensagens públicas:

“Quero agradecer-lhes (Systrom e Krieger) por confiarem em mim para levar adiante os valores estabelecidos por eles. Farei meu melhor para tornar vocês, a equipe e a comunidade do Instagram orgulhosos”, escreveu o novo head da rede social em sua página.

“Desde que anunciamos nossa partida, muitas pessoas nos perguntaram o que esperamos para o futuro do Instagram. Para nós, o mais importante é manter a nossa comunidade, todos vocês, à frente e no centro em tudo o que o Instagram faz. Acreditamos que Adam se manterá fiel a esses valores e que o Instagram continuará a prosperar”, escreveram Systrom e Krieger no blog da companhia.

Nenhuma menção foi feita a Zuckerberg ou qualquer outro executivo do Facebook.

Ainda assim, Systrom cuidará do processo de transição e renovação do time da rede social. Em especial, o executivo buscará novos líderes para as áreas de produtos, engenharia e operações, uma vez que parte da equipe voltou ao Facebook.

Rei morto, rei posto

Formado em design pela NYU, Mosseri está no Facebook desde 2008. Antes, atuou como professor adjunto na Academy of Arts University, foi sócio na startup de design Blank Mosseri, e desenvolvedor de produtos na TokBox. No comando do Instagram, Adam Mosseri deve se reportar ao diretor de produtos do Facebook, Chris Cox. A parceria com Cox já ocorreu no passado em outras funções que Mosseri atuou, como designer de produto, gerente de design de produto, diretor de design mobile, diretor de produto e VP de produto.