A PSafe, desenvolvedora brasileira do app de segurança e antivírus PSafe Total (Android), vai investir R$ 50 milhões ao longo dos próximos dois anos para a sua expansão internacional, cujo foco é a América Latina. Seus alvos principais são México, Colômbia, Chile e Argentina, nesta ordem. Em dezembro deste ano a empresa espera ter, no mínimo, 25 milhões de usuários na América Latina, sem contar o Brasil. No País, a PSafe tem hoje 28 milhões de usuários e projeta fechar o ano com 55 milhões. "Mas depende muito do crescimento do mercado Android. Se for menor do que o esperado, a gente também vai crescer menos", ressalta Marco de Mello, presidente da PSafe.

O app da PSafe está disponível em espanhol, português e inglês. A expansão da base internacional será feita através de parcerias com desenvolvedores locais para compra e troca de tráfego. "Vamos botar o banner da Psafe nos apps e jogos de publishers locais. E compraremos tráfego do Google e do Facebook em espanhol para cada um desses mercados. Quando já tivermos alguma penetração, trocaremos tráfego com alguns dos publishers locais", diz Mello.

A eventual abertura de escritórios nesses mercados-alvo vai depender do tamanho e do volume das parcerias locais. "Pode ser que precisemos de um gestor ou líder em cada geografia. Começaria com general manager do país, que depois vai montando a equipe conforme a demanda cresce", explica. Por enquanto, a parte comercial de toda a América Latina é tocada a partir de São Paulo e a técnica, do Rio de Janeiro.

Modelo de negócios

O PSafe Total é um app gratuito de segurança móvel, que inclui antivírus e uma série de funcionalidades adicionais, como limpeza de memória, bloqueio de apps por senha etc. Seu modelo de negócios é baseado na recomendação de apps seguros de parceiros, dentro de uma seção dentro do PSafe Total. Essa funcionalidade foi lançada no Brasil em setembro de 2014. Desde então, houve mais de 5 milhões de instalações de aplicativos a partir da recomendação via PSafe Total. A empresa, porém, não divulga por enquanto a sua receita. "Nosso foco ainda está no crescimento da base. A receita será consequência disso", afirma Mello.

O PSafe Total foi o quinto app mais baixado no Brasil em 2014, de acordo com a App Annie, em um ranking que soma as duas principais lojas do mercado, App Store e Google Play. Vale lembrar que o PSafe Total é um dos poucos títulos na lista que não está disponível na Apps Store.