Apple Pay no Brasil

 

O Itaú confirmou que será o primeiro banco brasileiro com o sistema de pagamentos da Apple, o Apple Pay. Em resposta enviada a Mobile Time nesta sexta-feira, 2, a instituição bancária afirmou que a tecnologia de pagamentos estará “em breve” disponível para seus correntistas.

Em nota o banco afirmou que “com o Apple Pay, os clientes terão uma maneira fácil e segura para fazer compras em lojas, aplicativos e e-commerce, usando seus dispositivos Apple, transformando a maneira como eles pagam todos os dias. O Itaú Unibanco será a primeira instituição financeira do país a receber o sistema, que estará disponível em breve para seus clientes.”

Tim Cook, CEO da Apple, disse que o Apple Pay chegará nos próximos meses ao Brasil. A informação foi divulgada na última quinta-feira, 1º, durante conferência da fabricante de iPhones e iPads com analistas para a divulgação dos resultados financeiros no quarto trimestre de 2017. Atualmente, o Apple Pay pode ser usado em mais de 20 países.

Um dia após o anúncio feito por Cook na conferência de resultados, a Apple colocou as imagens do Apple Pay em seu site brasileiro. Nelas aparecem ilustrações de cartões e apps do Itaú com o Apple Pay, além de tarjetas com as bandeiras de cartões Visa e Mastercard.

Cobrança aos bancos

O Itaú ainda foi questionado se a Apple vai cobrar do banco por transação, mas a instituição preferiu não compartilhar esta informação no momento. Este é o formato de cobrança realizado entre a Apple e os bancos dos Estados Unidos.
Vale lembrar, a Samsung – rival da Apple em dispositivos móveis e meios de pagamentos – não cobra das instituições bancárias por transações realizadas pelo Samsung Pay.

Ouvindo os players

Apple, Banco do Brasil, Santander, Mastercard e Visa foram procurados por Mobile Time para esclarecer seus posicionamentos sobre a chegada do Apple Pay no Brasil. O Banco do Brasil e Visa não quiseram se pronunciar sobre o tema. Apple, Bradesco, Santander e Mastercard não responderam até o encerramento desta reportagem.