Os bancos registraram 231,1 milhões de chamadas bem-sucedidas entre os participantes do open banking neste primeiro ano de atividade. Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 2, pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

“A federação avalia que o trabalho realizado no primeiro ano de implementação do open finance no Brasil está dentro do esperado pelas instituições, dada a complexidade do projeto, que passou por ajustes em seu calendário, necessários dentro de uma infraestrutura dessa magnitude e em execuções dessa dimensão, sejam regulatórias ou de natureza privada”, afirmou a Febraban, em comunicado.

A expectativa para 2022 é que o sistema seja implantado com extrema rapidez. Na avaliação de Isaac Sidney, presidente da Febraban, “o setor bancário está contribuindo proativamente com a implantação do projeto no Brasil em um tempo recorde de implementação e com escopo maior do que o observado em outros países”.

A federação pontuou ainda que o desafio para este ano será o de consolidar o open banking no Brasil e a estabilizar as APIs para que novos produtos e serviços financeiros sejam criados.